Pular para o conteúdo principal

A Armadura de Deus - Rafael Willison


INTRODUÇÃO

O apóstolo Paulo usou a armadura de um soldado romano para ilustrar o equipamento espiritual que os cristãos precisam usar para serem bem sucedido na batalha contras as forças das trevas.  A palavra de Deus nos afirma que “não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Ef 6:12). Por essa razão, devemos nos revestir de todas as armas que Deus nos concedeu – que não são materiais, mas espirituais. O soldado de Cristo só terá êxito nessa batalha de dimensões espirituais, através da utilização desse poderoso arsenal celestial. A seguir veremos os aspectos de cada componente da armadura de Deus extraindo o seu significado espiritual.

ILUSTRAÇÃO

Recordo-me de uma cena ocorrida em um filme dos anos 90, a cena retratava um grupo de soldados executando um treinamento com armas de fogo reais. Durante o treinamento um dos soldados, do esquadrão, estava com dificuldade de visualizar o campo de treinamento, pois o seu capacete não estava bem ajustado em sua cabeça, impossibilitando sua visão. Rapidamente o líder do grupo se prontificou em ajuda-lo, retirando o capacete para identificar o problema. Mas, o inesperado acontece, um tiro acidental sai em disparada e acerta em cheio a cabeça do soldado que estava sem o capacete, levando-o a morte.  Não existe nenhuma peça irrelevante na armadura do soldado de Cristo, todas são de grande importância para o bom desempenho do crente no campo de batalha. Por isso o apóstolo Paulo nos advertiu a se revestir de toda a armadura de Deus (Ef 6:11).

I.                   CINTO DA VERDADE        

Esse cinto também representa as doutrinas das verdades do evangelho; elas devem está firmada, em nós, como o cinto está firmado ao lombo. “E a justiça será o cinto dos seus lombos, e a fidelidade o cinto dos seus rins” (Is 11:5).

II.               COURAÇA DA JUSTIÇA

A couraça protege os órgãos vitais e o coração do soldado.  A justiça de Cristo implantada em nós é couraça para nos fortalecer contra os ataques de satanás. A justiça de Cristo, que em nós foi imputada, nos torna justos diante de Deus. O cristão que tem essa convicção e certeza de justiça carrega consigo a segurança de que ninguém pode lhe intentar acusação, pois foi Deus quem o justificou. Então os ataques de satanás, sua acusações, suas difamações não produzirão nenhuma raiz de amargura no coração do crente, pois o mesmo está descansando e alicerçado nas promessas de Deus (Hb 12:15). “Mas nós, que somos do dia, sejamos sóbrios, vestindo-nos da couraça da fé e do amor” (1 Ts 5:8). Pela fé somo unidos a Cristo e pelo amor somos unidos aos irmãos.

III.            CALCADOS OS PÉS NA PREPARAÇÃO DO              EVANGELHO DA PAZ

Os sapatos do soldado romano que se chamava gravas de bronze era usado como parte da armadura para proteção dos pés, pernas e joelhos. O seu uso protegia o soldado de armadilha e gravetos afiados que eram colocados secretamente pelo caminho para impedir o avanço do soldado. A preparação do evangelho da paz significa uma disposição de animo em dedicar-se ao evangelho e permanecer fiel a ele. O evangelho da paz nos capacita a andar com passos firmes no caminho da fé.

IV.             O ESCUDO DA FÉ

O escudo da fé é a arma mais necessária que qualquer outra. O escudo do soldado romano era a maior arma que ele tinha, pois era capaz de protegê-lo dos pés a cabeça, devido ao seu tamanho, media cerca de dois metros de altura. O apóstolo Paulo é um exemplo de um bom soldado, pois ele "combateu o bom combate, acabou a carreira, guardou a fé (2 Tm 4:7). Nesse combate o soldado tem que ter fé, pois sem ela é impossível agradar a Deus. Sem a fé o soldado fica exposto ao seu adversário, correndo o risco de ser morto em batalha. Essa é a vitória que vence o mundo a nossa fé (1Jo 5:4).

V.                CAPACETE DA SALVAÇÃO

O capacete protege a cabeça. Uma boa esperança de salvação bem edificada e bem fundamentada, purificará alma e a guardará de ser corrompida por satanás. A boa esperança nos mantém confiando, regozijando e descansando em Deus. A área de maior luta do crente é na mente, por essa razão é de fundamental importância que o crente tenha sua mente protegia com a certeza e a total confiança na salvação que foi dada por meio de Jesus Cristo. A mente que está conformada com a confiança na salvação e no perdão de Deus, os dardos de acusação de satanás não terão êxito.

VI.          ESPADA DO ESPÍRITO

A espada do Espírito é a principal arma do soldado de Cristo. O soldado deve manuseá-la bem, caso contrário, a mesma se tornará inútil no momento do combate. Paulo exortou Timóteo a manuseá-la bem (2Tm 2:15), Cristo utilizou essa arma na tentação no deserto (Mt 4:1-11). Essa espada é viva e eficaz mais penetrante que qualquer espada terrena, pois ela corta e penetra as profundezas do homem (Hb 4:12).

CONCLUSÃO

Aprendemos a importância de cada componente dessa poderosa armadura espiritual para o êxito da batalha do cristão diante dos ataques do diabo. No entanto, Paulo não cita uma armadura que protege as costas, por essa razão. o soldado não deve, de forma alguma, dar as costas para seu oponente, pois seria declara sua derrota. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus (Lc 9:62). No exército de Cristo não existem vagas para desertores. Aquele que se engaja nesse batalhão não pode olhar para trás.

No amor de Cristo, Rafael Willison

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FACTS: Os Cinco Pontos do Arminianismo

Freed by Grace (to bilieve) Atonement for All Conditional Election Total Depravity Security in Christ Depravação Total “Depravação Total, por sua definição, significa que as pessoas não querem ter nada a ver com Deus; e, na verdade, quando escolhem entre Deus e seus desejos egoístas, elas sempre escolhem contra Deus”. (OSBORNE, Grant R. Romans. [The IVP New Testament Commentary Séries}. Downers Grove, InterVarsity Press, 2004, p.87) O homem foi criado à imagem de Deus, bom e justo, mas caiu de seu estado original sem pecado por meio da desobediência deliberada, tornando a humanidade pecadora, separada de Deus e sob a sentença da condenação divina. “Depravação Total” não significa que os seres humanos são tão maus quantos poderiam ser, mas quer dizer que o pecado afetou cada parte do ser de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado, sendo cada ser humano fundamentalmente corrup...

A Pior Geração de Cristãos de Todos os Tempos - Paulo Junior

Essa geração é a pior geração de cristão de todos os tempos. É a geração de  cristãos  mais fraca, mais débil e mais ignorante que já pisou neste solo. Se você comparar, não quero nem pegar o antigo testamento e o povo de israel, mas da primeira igreja que foi fundada em atos 2 Com onze apóstolos dos originais e mais o apóstolo Paulo até os últimos dois séculos. Essa geração é a geração mais fraca que já existiu. É uma geração que não pode cobrar que uma mulher tampe seu quadril. Não pode cobrar que cubra seus seios. Que isso é difícil pra ela. É caso de se desviar da igreja, se Deus pedir que vista com decência.  E o que Deus pedia para outras gerações? Não era pra vestir uma blusa para tampar o quadril nem os seios! Era para ser mastigado dentro do coliseu por leões. Era pra servir de tocha humana no jardim de nero, q ueimado com cera quente. Era pra ser decapitado por causa do testemunho.  Era isso que Deus cobrava.  Sabe qual ...

Quando o Narcisismo Invade a Igreja: Construindo uma Cultura de Bondade que Resiste a Abusos de Poder

O narcisismo no ambiente eclesiástico representa um desafio significativo para comunidades religiosas contemporâneas. As igrejas, originalmente concebidas como espaços de cura, crescimento espiritual e comunhão, podem inadvertidamente transformar-se em ambientes propícios para comportamentos narcisistas e abusos de poder. Esta investigação examina como o narcisismo se manifesta nas igrejas e, mais importante, como o desenvolvimento de uma cultura de bondade (tov) pode funcionar como antídoto contra abusos de poder, promovendo cura e restauração para indivíduos e comunidades afetadas. A Manifestação do Narcisismo no Ambiente Eclesiástico O narcisismo, caracterizado por uma percepção exagerada da própria importância, necessidade excessiva de atenção e admiração, relacionamentos conturbados e falta de empatia pelos outros, encontra terreno fértil em ambientes eclesiásticos. Pessoas com transtorno de personalidade narcisista frequentemente demonstram uma autoestima frágil por trás de u...