Deus Vê o Íntimo – Paulo Junior

Riu-se, pois, Sara no seu íntimo, dizendo consigo mesma: Depois de velha, e velho também o meu senhor, terei ainda prazer?  Disse o SENHOR a Abraão: Por que se riu Sara?
Gênesis 18:12-13
Devemos estar atentos aos olhos perscrutadores de Deus. Muitos não entendem, às vezes, o que há de errado com suas vidas, quando julgam ser sinceras diante de Deus; elas julgam terem atitudes honestas, dignas de um cristão saudável. Seria a chamada “vida politicamente correta”, uma rotina cristã recheada de práticas (talvez diria, honestas).
Entretanto, nós esquecemos do elevado padrão de justiça de Deus e de Sua onisciência.Deus, de fato, se preocupa com nosso íntimo, o nosso coração. Porque, na verdade, nós somos o que somos no íntimo. São nossas intenções que são julgadas por Ele.
Veja no caso de Sara: ao receber a declaração feita pelo Senhor que iria ter um filho, ela não teve, aparentemente, nenhuma reação externa. A Bíblia diz que ela apenas “riu no seu íntimo”. Algo sútil, discreto. Contudo, isso foi um ato de incredulidade. As Escrituras afirmam que, imediatamente, o Senhor viu o coração de Sara: “Por que se riu Sara?” Por essa intenção ela foi reprovada pelo Senhor.
Querido irmão, eu quero ilustrar a você, com essa história, que Deus vê o íntimo do nosso coração, tudo que ali é processado, fermentado, todas as nossas especulações íntimas, são por Ele consideradas. Logo, é verdadeira a afirmação bíblica de que o pecado se inicia no íntimo, nas intenções, no coração. Da mesma maneira, a obediência, a fidelidade e a honra que damos a Deus começam, também, em nosso íntimo. Por essa razão Deus diz que “se agrada da sinceridade dos corações” (1Crônicas 29:17).
Quando Deus dá testemunho de Jó, Ele menciona “reto, sincero, íntegro” (veja Jó 1:8), coisas que estão no íntimo de Jó. Portanto, nós honramos Deus começando em nosso coração.
Querido leitor, quero te fazer uma pergunta – Deus nesse momento está vendo seu íntimo – você tem rido como Sara? Tem orado, lido a Palavra, ouvido pregações, mas, no seu íntimo, tem duvidado das promessas de Deus? Você tem pensado em fazer um voto a Deus, que não foi declarado com sua boca, mas no seu íntimo você intentou fazê-lo e depois desistiu? Quero dizer que Deus já considerou seu voto. Pois Ele julga o íntimo (a intenção). Você é uma pessoa que não tem feito mal a ninguém, por palavras ou ações, mas, no seu íntimo, tem julgado, criticado e, até mesmo, desejado seu mal? Quero dizer a você que o Senhor está considerando essas intenções. Isso é pecado! (veja Tiago 1:13-15)
Essa revelação não nos traz somente assombro e terror, por saber que os olhos do Altíssimo sondam as minúcias do nosso coração, mas ela também revela que Ele vê nossa bondade para com Ele, que muitas vezes não é expressa com palavras ou atos. Você pode ser uma pessoa sem expressão ou talentos naturais, pode não ter condições de realizar grandes feitos, mas Deus sabe que no íntimo você é fiel a Ele! Se esforça para obedecer Seus mandamentos – mesmo tropeçando e caindo várias vezes – no seu íntimo, onde Deus vê, sua intenção é de obedecê-Lo e honrá-Lo. Por isso Ele diz: “Pois não desejas sacrifícios, senão eu os daria; tu não te deleitas em holocaustos. Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus”.
(Salmos 51:16-17). Deus recompensará tal intenção correta com fidelidade!
Deixo você agora, te dando um alerta: cuidado com seu coração, veja como está seu íntimo. São suas intenções que serão julgadas, como diz Romanos (2:16). Ore como o rei Davi, que era chamado “um homem segundo o coração de Deus”, que orou assim: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno” (Salmos 139:23-24).
Me despeço dando a você o maior conselho que Salomão nos deu: “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23).
Sonde seu coração agora mesmo. Peça para Deus julgá-lo. Vigie seus sentimentos e intenções. Tenha cuidado para não ofender a Deus, como Sara fez. Ao invés disso, tenha um coração grato, crente e cheio de louvores ao Senhor!
No amor de Cristo,
Paulo Junior
Clique aqui, para baixar “Deus Vê o Íntimo – Paulo Junior” em Áudio ou Vídeo em nossa página de Downloads.

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Latest News
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.