Bebida Alcoólica – Paulo Junior

Vem, demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele, para que em vida conservemos a descendência de nosso pai.

Gênesis 19:32
É impressionante notar que no meio cristão há tanta polêmica envolvendo o consumo de álcool. Há uma multidão interminável de teólogos e pastores cristãos que advogam o uso do álcool, com moderação. Eles não veem problema algum (nem pecado algum) em ingerir bebida alcoólica. Para eles a Bíblia não declara explicitamente que beber seja pecado! E, nessa interpretação, muitos têm consumido álcool livremente – se embriagando, é lógico – pois quem consegue beber somente uma xícara de cerveja ou vinho?
A Bíblia, mesmo não tendo um versículo como “Não consumirás álcool”, deixa claro em várias passagens acerca dos perigos do álcool, demonstrando que um cristão não tem nenhuma parte com isso e, pelo contrário, deve terminantemente se afastar de qualquer coisa ligada ao álcool! “Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente” (Provérbios 23:31).
O versículo que usei como tema desse devocional, mostra como o álcool era visto logo nos primeiros dias da raça humana na Terra. As filhas de Ló estavam sem maridos, não haviam homens com quem se casarem. No desespero de não deixarem descendência, pensaram em ter relações sexuais com o próprio pai (incesto). Porém, como fazer tal atrocidade com consentimento do pai? Ló jamais concordaria em ter relações com as próprias filhas! Foi então que uma das filhas disse: “Demos de beber vinho a nosso pai, e deitemo-nos com ele”!
As filhas logo pensaram no álcool, pois elas conheciam os efeitos nocivos da bebida, não reconhecendo na bebida alcoólica nada positivo – muito pelo contrário – viam o álcool, já naquela época, como um entorpecente vil e mortífero! Foi através do álcool que cometeram um dos atos mais hediondos das Escrituras, pior do que os atos dos moradores de Sodoma, de onde tinha saído: INCESTO, relações sexuais com o próprio Pai!
Preste atenção: é isso que o consumo de bebidas alcoólicas faz! As filhas de Ló inibiram os reflexos do pai, seu raciocínio, sua coordenação motora, retiraram a vergonha do pai, e fizeram-no cometer grave pecado! E o resultado, qual foi (para aqueles que não veem problema algum em tomarem uns goles da vil bebida)? Daquele ato incestuoso as filhas de Ló deram à luz dois meninos, dos quais se originaram os Moabitas e os Amonitas, inimigos constantes de Israel.
Aliás, o uso da bebida alcoólica (vinho ou bebida forte) no Antigo Testamento esteve sempre associado a desgraças. Veja o caso da nudez de Nóe (Gênesis 9:20-29), que foi ocasionada pelo vinho. Davi, quando intentou mal contra Urias, seu soldado, fez uso do álcool para enganá-lo (2Samuel 11:13). O rei Belsazar, ao profanar os utensílios do Templo (Daniel 5:1-4, 22-31), estava consumindo álcool.
Eu pergunto, como consumir bebida alcoólica pode ter algum efeito positivo para alguém? Beber com moderação? Isso está parecendo propaganda de cerveja na televisão! Não deveríamos, portanto, fumar maconha com moderação? Cheirar cola ou cocaína com moderação? O álcool é responsável por mais mortes e desastres nas famílias do que todas as outras drogas ilegais! Isso é um absurdo, pois a Bíblia declara: “O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora (Provérbios 20:1).
Possuímos tantos outros textos que nos advertem sobre o consumo da bebida alcoólica, mas vamos usar o bom senso, meu querido irmão! Em tempos de apostasia, esfriamento da Igreja, corrupção de toda sorte entre a cristandade, tudo que não precisamos é do uso do álcool, para piorar ainda mais nossa situação!
Aqueles que defendem o uso das bebidas alcoólicas defendem sua própria vontade e sua avidez pelo prazer através da bebida! Você, como cristão, deve se afastar completamente de qualquer bebida alcoólica. Os efeitos delas são devastadores e causam grande grave pecado contra Deus, abrindo ainda uma enorme porta para o diabo entrar. Devemos zelar pela saúde do nosso corpo e sanidade da nossa mente, levando em conta que somos santuário do Espírito Santo (veja 1Coríntios 6.19-20, 2Coríntios 6.14-18). Assim sendo, devemos seguir os conselhos do apóstolo Paulo: “Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios” (1Tessalonicenses 5:6).
No amor de Cristo,
Paulo Junior

7 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Falou falou e só postou o que há de pior sobre a bebida. Quero ver você falar sobre o refrigerante q os crentes costumam se empanturrar e q destrói com o Ph do sangue, tornando-o mais ácido e menos alcalino, fazendo assim proliferar doenças como câncer. E quero ver explicar versículos como estes: 26 E aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa; Dt14:26. Honra ao Senhor com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos; E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares. Pv3:9e10. E lhe disse: Todo homem põe primeiro o vinho bom e, quando já têm bebido bem, então o inferior; mas tu guardaste até agora o BOM vinho, VEJA: BOM VINHO...(o homem não deve beber é coisa q não presta) Assim deu Jesus início aos seus sinais em Caná da Galiléia, e manifestou a sua glória; e os seus discípulos creram nele. Jo2:10e11. Porquanto veio João, não comendo nem bebendo, e dizem: Tem demônio. Veio o Filho do homem, comendo e bebendo, e dizem: Eis aí um comilão e bebedor de vinho, amigo de publicanos e pecadores. Entretanto a sabedoria é justificada pelas suas obras. Mt11:18e19. E ninguém deita vinho novo em odres velhos; do contrário, o vinho novo romperá os odres, e perder-se-á o vinho e também os odres; mas deita-se vinho novo em odres novos. Mc2:22. Não bebas mais água só, mas usa um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades. 1 Timóteo 5:23. Favor me explicar esses versículos onde o vinho é relatado como Bênção, remédio e a bebida q JESUS consumia...E por favor não me diga q era suco de uva!!! pois o vinho da bíblia é o vinho q embriaga desde os tempos de Noé. A verdade é que quando a BÍBLIA DIZ que JESUS bebia, o REI DOS REIS! O SENHOR DOS SENHORES... e q ele transformou água em vinho; ele estava metaforicamente jogando água no refri da galera. Não existe base bíblica prá dizer que o vinho é ruim! pois DEUS BEBEU! e a ciência não diz isso. Você não pode se firmar num par de versículos prá fazer tal afirmação... se a bíblia TODA! não afirma isso, tal afirmação não passa de fundamentalismo religioso farisaico! E em alguns países desenvolvidos, após as maratonas, é dado p/ os participantes cerveja p/ repor as vitaminas e minerais perdidos durante a prova, e não refrigerante como muitos "crentes" gostariam. E eu morei na Espanha e minha irmã mora na Itália...e é costume desses países mediterrâneos o consumo de bebidas durante o almoço e jantar, principalmente o vinho e o champagne. Vai fazer missões lá e se assenta p/ comer com eles e, fala q vc não vai beber porque vc é crente ou porque considera a bebida coisa do diabo, q eles vão morrer de rir de vc..

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Santo DEUS SENHOR, volto a dizer ...esse cidadão foi tão leviano na sua explanação, que ele nem considerou os efeitos benéficos do álcool já constatados pela ciência do mundo inteiro. É por isso que pessoas até sensatas do meio secular, tem verdadeira ojeriza de certas pessoas que professam a fé num ser superior como é o nosso caso. Paulo Junior ao dar esse parecer, deu um parecer de um evangelho que pertence a ele e aos seus seguidores; e não ao evangelho de JESUS que teve vinho como princípio dos seus sinais em Caná da Galileia. O evangelho de JESUS diz: não vos embriagueis com vinho onde há contenda. O evangelho dos escribas e fariseus contemporâneos diz: não beba de forma alguma. Vou deixar aqui um vídeo de um médico da prestigiada Universidade Columbia nos Estados Unidos, falando dos benefícios da cerveja: https://www.youtube.com/watch?v=x2AACy-txvE&t=21s e um vídeo do renomado médico Drauzio Varella, onde ele totalmente imparcial, fala de uma pesquisa onde foi constatado que o uso do álcool faz bem pro coração: https://www.youtube.com/watch?v=DikF2KBg-mI (E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Ef 5:18

    ResponderExcluir
  6. Fabio G; vc é um perfeito idiota ; francamente!!!

    ResponderExcluir
  7. A Bíblia fala mais positivamente sobre o vinho que negativamente, mas o referido pastor só falou a parte negativa. A questão está no uso.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem