O que significa Onisciente, Onipotente e Onipresente?

Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”

Deus possui muitas qualidades morais e metafísicas que são inerentes à sua divindade. É o que chamamos de “atributos de Deus”. Estes atributos podem ser comunicáveis com suas criaturas (como amor, verdade, justiça, bondade, etc.) e podem não ser comunicáveis, sendo-lhe exclusivas. Falaremos de três atributos não-comunicáveis de Deus, que pertencem somente a Ele: onisciência, onipotência e onividência.

Onisciência

Onisciência significa que Deus tem conhecimento completo de tudo (oni significa “todo”, ciência é conhecimento, saber). Nas palavras do erudito Norman Geisler: “Deus conhece tudo – passado, presente e futuro; Ele conhece o real e o possível; só o impossível (o contraditório) está fora do conhecimento de Deus”.
O Salmo 139 é um louvor ao Deus onisciente, que sabe perfeitamente tudo o que pode ser sabido. Davi diz no quarto verso: “Não havendo ainda palavra alguma na minha língua, eis que logo, ó Senhor, tudo conheces”. Deus não sabe apenas os fatos, mas as palavras e também os pensamentos!
Engana-se quem pensa que o diabo conhece todos os nossos pensamentos, como se ele fosse onisciente. Não, não é! Somente Deus é onisciente! O diabo não sabe, nem poderia saber, tudo sobre nós!

Onipotência

Onipotência significa, literalmente, que Deus tem poder ilimitado. Na língua hebraica, um dos nomes ou títulos de Deus é El-Shadday, que quer dizer Deus Todo-Poderoso, uma menção ao seu atributo de onipotência.
A versão grega do Antigo Testamento (a Septuaginta), traduziu esta palavra pelo vocábulo pantokrator (panto significa todo, em grego; e kratos significa poder, domínio ou governo). Quando esta palavra ocorre no Novo Testamento ou na Septuaginta, ela também significa “todo-poderoso” ou onipotente.
Entretanto,  Norman Geisler faz uma ressalva importante: “onipotência não significa que Deus possa fazer o que é contraditório. A Bíblia afirma que Deus não pode contradizer sua natureza (Hb 6.18;2Tm 2.13; Tt 1.2). Ele não pode forçar a liberdade (Mt 23.37). Ele trabalha persuasivamente, mas não coercivamente”. Deus não pode mentir, nem pode fazer um homem pecar.

Onipresença

Onipresença é o atributo de Deus pelo qual sabemos que ele está presente em todo lugar e ao mesmo tempo. Isso nada tem a ver com o panteísmo, que diz que Deus é tudo e tudo é Deus (o cosmo é Deus). Não! Antes tem a ver com a presença e o domínio real de Deus sobre cada palmo de espaço do universo! Como diz Geisler, Deus “está em todo ponto do espaço”.
Saber que Deus está em todo lugar deveria produzir em nós um grande temor, pois não há lugar algum onde possamos nos esconder dEle. Como onipotente, Ele criou cada rocha e cada montanha do planeta; como onisciente, ele conhece cada esconderijo e sonda até mesmo as profundezas dos oceanos ou o espaço sideral; como onipresente, ele está em toda parte, cercando-nos “por detrás e por diante” (Sl 139.5).
Onde houver agora um marinheiro em alto mar, Deus está lá! Onde houver um astronauta no espaço, Deus está lá! Onde houver um índio no meio das florestas, lá está Deus também! Onde estiver um crente orando, lá está Deus; onde houver um ímpio pecando, lá está Deus… ao mesmo tempo! Deus está aqui comigo enquanto escrevo, e está aí com você enquanto lês. Sim, Ele é Deus onipresente!
Por Tiago Rosas

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Latest News
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.