Segundo
a Bíblia, o trabalho é uma criação divina. Aliás, é bom lembrar que o trabalho
surge na Bíblia 'antes' da queda do homem no pecado (cf. Gênesis 2:15) e,
segundo o Novo Testamento, "os trabalhos" (em grego, "tà
érga") dos cristãos os acompanham, mesmo depois de sua morte (Apocalipse
14:13). Sendo assim, o trabalho é uma bênção, e não uma maldição, como muitos
infelizmente costumam enxergá-lo. A palavra "trabalho", na Bíblia,
vem do hebraico ma'aseh, "obra, ação, trabalho", a qual é oriunda da
raiz verbal 'ayin-sin-hê, "fazer, criar" e do grego érgon, cujo
significado é semelhante. Contudo, a visão negativa que muitos têm sobre o
trabalho se deve, principalmente, à forma como este passou a ser visto no
Ocidente. A palavra "trabalho", no Ocidente, é derivada do latim
tripalium (tri, "três" + palus, "pau"), que era o nome dado
a um instrumento de tortura romano formado por "três paus"
entrecruzados, os quais eram colocados no pescoço dos escravos a fim de
torturá-los. Sendo assim, no Ocidente a ideia de trabalho adquiriu conotações
essencialmente ruins e negativas, uma vez que ficou associada à escravidão.
Porém, a perspectiva bíblica sobre o trabalho é essencialmente positiva. Jó,
por exemplo, disse que "o homem nasce para o trabalho" (Jó 5:7). E o
próprio Jesus declarou: "Meu Pai [Deus] trabalha até agora, e eu trabalho
também" (João 5: 17). Diante disso, só posso concluir com as palavras de
Paulo: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre
abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no
Senhor" (1 Coríntios 15:58).
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Doutor em Estudos Judaicos (com concentração em Estudos da Bíblia Hebraica) pela Universidade de São Paulo (USP); Mestre em Teologia (com especialização em Teologia Bíblica) pelo Seminário Teológico Servo de Cristo (STSC); Bacharel em Teologia pela Faculdade Betel / Instituto Betel de Ensino Superior (IBES) e Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (EST). Professor de diversas disciplinas bíblico-teológicas.
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