Atonement for All
Conditional Election
Total Depravity
Security in Christ
Depravação Total
“Depravação Total, por sua definição, significa que as pessoas não querem ter nada a ver com Deus; e, na verdade, quando escolhem entre Deus e seus desejos egoÃstas, elas sempre escolhem contra Deus”.
(OSBORNE, Grant R. Romans. [The IVP New Testament Commentary Séries}.
Downers Grove, InterVarsity Press, 2004, p.87)
O homem foi criado à imagem de Deus, bom e justo, mas caiu de seu estado original sem pecado por meio da desobediência deliberada, tornando a humanidade pecadora, separada de Deus e sob a sentença da condenação divina.
“Depravação Total” não significa que os seres humanos são tão maus quantos poderiam ser, mas quer dizer que o pecado afetou cada parte do ser de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com a inclinação natural para o pecado, sendo cada ser humano fundamentalmente corrupto.
Portanto, os seres humanos não são capazes de pensar, querer, ou fazer nada de bom de si mesmo, incluindo merecer o favor de Deus, salvar-se do julgamento e da condenação de Deus merecida, ou mesmo crer no evangelho.
“Para alguém ser salvo, Deus deve tomar a iniciativa”.
[Gn 6,5 e 8,21 / Sl 14,1-3 e 51,5 / Rm 3,10-18 / Ef 2,1-3]
• O que não significa “depravação Total”?
1. Não significa que o homem é tão mau quanto poderia ser.
2. Não significa que as pessoas não podem fazer coisas boas
3. Não significa que as pessoas não têm consciência de Deus.
• O que significa “Depravação Total”?
1. Significa que o pecado atingiu a todos os seres humanos
2. Significa que o pecado atingiu todo o ser do homem
Extensivamente e não Intensivamente
Expiação Ilimitada
“O sacrifÃcio de Cristo foi destinado tanto a disponibilizar a salvação para todos, quanto para conquistar a salvação a todos os que creem”.
(GEISLER, Norman. Teologia Sistemática. [Volume 2]. Rio de Janeiro, CPAD, 2010, p. 291)
Deus ama o mundo e quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Portanto, Deus deu o seu único filho para morrer pelos pecados de todo o mundo de modo a proporcionar o perdão e a salvação para todas as pessoas.
“Embora Deus tenha providenciado a salvação para todas as pessoas por meio da morte sacrificial e substitutiva de Cristo por todos, os benefÃcios da morte de Jesus são recebidos pela graça mediante a fé e são eficazes apenas para aqueles que creem”.
[João 1,29 e 3,16 / Rm 5, 6 e 18 / 2 Co 5,14-15 / 1Tm 2,4-6 e 4,10 / 2Pe 2,1 / 1Jo 2,2]
Graça ResistÃvel
“A afirmação de que a graça é resistÃvel significa [para ArmÃnio} que o dom divinal da salvação jamais é irreversÃvel nesta vida”.
(STANGLIN, Keith D. & Mc CALL, Thomas H. Jacob Arminius: Theologian of Grace.
New York, Oxford University Press, 2012, p.24).
Por causa da Depravação Total e da Expiação para Todos (como descrito antes), Deus chama todas as pessoas em todos os lugares para se arrependerem e crerem no evangelho, e graciosamente capacitam aqueles que ouvem o evangelho para que respondam a ele de forma positiva em fé.
Deus regenera aqueles que creem em Cristo. A fé precede logicamente a regeneração.
A graça salvadora de Deus é resistÃvel, o que quer dizer que ele dispensa sua graça chamando, atraindo e convencendo (o que nos levaria à salvação se respondêssemos com fé), mas de tal forma que podemos rejeitá-la. Aqueles que ouvem o evangelho podem aceita-lo pela graça ou rejeitá-lo para a sua própria destruição eterna.
[Is 65,2-3 / Jr 7,23-24 / Mt 23,37 / Lc 7,29-30 / At 7,51 e 13,45 / 2Tm 3,8]
Eleição Condicional
“Através de sua presciência, Deus vê quem será em Cristo Jesus como Salvador e Senhor, e se tornará unido com Ele através da fé. Então, mesmo antes da criação do mundo Ele predestina estes crentes para compartilhar a glória do Cristo ressurreto”.
(COTTRELL, JACK W. Eleição Condicional. In: PINNOCK Clark H. & WAGNER, John D. Graça para todos: A Dinâmica Arminiana da Salvação. São Paulo, Editora Reflexão, 2016, p. 147).
Deus decidiu soberanamente escolher para a salvação apenas aqueles que têm fé em Seu Filho, Jesus Cristo. Deus conheceu de antemão, desde a eternidade, quais indivÃduos creriam em Cristo. A estes, Ele elegeu para a salvação.
• Entre os arminianos, há dois tipos diferentes de eleição condicional à fé:
1. Eleição Individual: Deus elege individualmente para a salvação com base na Sua presciência da fé de cada um e, assim, predestina para a vida eterna.
2. Eleição Corporativa: A eleição para a salvação é primeiramente da Igreja como povo e abrange os indivÃduos apenas em união de fé com Cristo, o Escolhido, e como membros de seu povo. Uma vez que a eleição do indivÃduo deriva da eleição de Cristo e do povo corporativo de Deus, os indivÃduos tornam-se eleitos quando creem e permanecem eleitos apenas enquanto creem.
[Rm 8, 28-30 / Ef 1,4-5 e 11-13 / 1Pe 1,1-2]
Segurança em Cristo
“[...] um crente, enquanto permanece crente, não perecerá. 1 [...] somente afastando-se de Cristo através da incredulidade – um ato decisivo de apostasia – pode um cristão perder a sua salvação”. 2
1 FORLINES, F. Leroy. The Quest for Truth. Nashville, Randall House Publications, 2001, p.14. 2 PINSON, J. Matthew. [Ed.]. Four Views on Eternal Security. Grand Rapids, Zondervan, 2002, p.15.
Uma vez que a salvação vem pela fé em Cristo, a segurança continua pela permanência na fé em Cristo. Assim como o EspÃrito Santo nos habilita a crer em Cristo, assim também Ele nos capacita a continuar a crer em Cristo. Deus protege o nosso relacionamento de fé com Ele de qualquer força externa que queira nos arrebatar para longe de Cristo ou da nossa fé, e Ele nos preserva para a salvação, desde que confiemos em Cristo.
Entre os arminianos há duas formas de entender a questão:
1. Alguns defendem que os crentes podem abandonar a fé em Cristo e assim perecer (esse ponto de vista é defendido pela maioria dos arminianos).
2. Alguns entendem que Deus guarda irresistivelmente os crentes de abandonar a sua fé e, portanto de entrar em eterna condenação (como incrédulos).
[Jo 15,6 / 1Co 15,1-2 / 1Tm 1.18-20 e 4,1 e 6,20-21 / Hb 6,4-6]
Créditos: ExtraÃdo da palestra de Introdução à Teologia ArmÃnio-Wesleyana do Prof Dr. Carlos Augusto Vailatti
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