PENTECOSTES EM TERRAS TUPINIQUINS

A pregação fervorosa e impactante de William Durham, influenciou muitos pregadores que participavam das reuniões pentecostais na Missão da Avenida Norte. Entre eles estão: Luigi Francescon, fundador da Congregação Cristã do Brasil; e Daniel Berg e Gunnar Vingren, fundadores da Assembleia de Deus no Brasil. Faremos uma breve introdução histórica sobre a contribuição que cada um deles tiveram na expansão do movimento Pentecostal no Brasil, entre 1910 a 1950, conhecido como a Primeira Onda Pentecostal.

Luigi Francescon

Sendo italiano, Luigi Francescon imigrou para os EUA em 1890. Passou a participar de cultos dirigido por um pequeno grupo de italianos Valdenses, onde acabou se convertendo do catolicismo para o protestantismo, pouco tempo depois passou a congregar na Primeira Igreja Presbiteriana Italiana.1 Em 25 de agosto de 1907, Francescon passa a frequentar reuniões pentecostais lideradas por William H. Durham e recebe o batismo no Espírito Santo com a evidência de falar em línguas. Após essa experiência, com o coração inflamado, começou a organizar núcleos pentecostais nos Estados Unidos. Dois anos depois de seu batismo com o Espírito Santos, Francescon se viu fortemente inclinado a levar o evangelho à Amárica do Sul. No dia 8 de março de 1910, Francescon embarca para o Brasil, com destino a São Paulo. Foi no dia 20 de junho, em uma Igreja Presbiteriana do Brás que, depois de ouvir Franciscon, alguns membros aceitaram a mensagem pentecostal. Entre eles havia alguns batistas, metodistas e católicos romanos; surge a primeira Congregação Cristã organizada em nosso país. Após três meses, Francescon segue para o Panamá, deixando ali a recém-inaugurada igreja.

Daniel Berg e Gunnar Vingren

A principal contribuição para o avanço e expansão do movimento pentecostal clássico no Brasil, se deu por dois missionários suecos, Adolph Gunnar Vingren e Daniel Gustav Högberg. Os jovens suecos foram intensamente influenciados pelo ministério de William Durham. Foi em uma das reuniões de Durham que os jovens pregadores batistas receberam o batismo com o Espírito Santo. Inflamados com a chama pentecostal em seus corações que os jovens suecos chegam ao Brasil no dia 19 de novembro de 1910, desembarcando do navio Clement no porto da cidade de Belém do Pará.2 A princípio, foram bem recebidos e acolhidos pela Igreja Batista de Belém. Não demorou muito para que a notícia de que havia chegado dois missionários se espalhasse pelas quatro igrejas protestantes da cidade. Eles eram conduzidos de uma igreja para outra, e todos tinham interesse em ouvi-los. Todos observavam e se admiravam com o fervor espiritual dos jovens missionários, principalmente quando oravam.

O primeiro embate dos jovens pentecostais aconteceu no dia 2 de junho de 1911, após o batismo no Espírito Santo da irmã Celina Albuquerque e, posteriormente, da irmã Maria de Nazaré; gerou uma discussão dentro da Igreja Batista de Belém, que resultou na exclusão de 13 membros. “No dia 18 do mesmo mês e ano, domingo, com 18 pessoas presentes mais Vingren e Berg, nasceu, na casa de Celina Albuquerque, a Missão da Fé Apostólica, que, em 11 de janeiro de 1918, foi registrada oficialmente como Sociedade Evangélica Assembleia de Deus”.

_____________________________________________

1 ARAUJO, Isael de. Dicionário do movimento pentecostal. Rio de Janeiro, CPAD, 2007, 1ª edição, p. 321.
2 ARAUJO, Idem, p. 34.


Autor: Rafael Willison

Compartilhe esta postagem:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Create a new perspective on life

Your Ads Here (365 x 270 area)
Latest News
Categories

Subscribe our newsletter

Purus ut praesent facilisi dictumst sollicitudin cubilia ridiculus.