Arminianismo e Calvinismo: Uma Visão Panorâmica

O calvinismo e o arminianismo são dois sistemas teológicos que tentam explicar a relação entre a soberania de Deus e a responsabilidade humana em relação à salvação. O calvinismo recebeu este nome por causa de João Calvino, o teólogo francês que viveu entre 1509 e 1564. Já o arminianismo recebeu este nome por causa de Jacobus Arminius, um teólogo holandês que viveu de 1560 a 1609. Ambos os sistemas podem ser resumidos em cinco pontos.

  • DEPRAVAÇÂO TOTAL EM DUAS PERSPECTIVAS DIFERENTES

O primeiro ponto fala sobre a depravação total. Na perspectiva calvinista, cada aspecto da humanidade foi corrompido pelo pecado. Sendo assim, os seres humanos são incapazes de se aproximar de Deus por sua própria vontade. No entanto o arminianismo entende que o pecado afetou cada parte de uma pessoa e que as pessoas agora têm uma natureza pecaminosa com uma inclinação natural para o pecado. Portanto, cada ser humano é fundamentalmente corrupto, e os seres humanos não são capazes de fazer nada de bom, incluindo merecer o favor de Deus, salvar-se do julgamento e da condenação de Deus, ou mesmo crer no evangelho.

  • ELEIÇÃO INCODIOCIONAL OU ELEIÇÃO CONDICIONAL

O segundo ponto trata sobre a eleição incondicional. A eleição incondicional afirma que Deus elege as pessoas para a salvação com base inteiramente em Sua vontade soberana, e não em nada inerentemente digno na pessoa. Já o arminianismo defende a eleição condicional, afirmando que Deus decidiu soberanamente escolher para a salvação apenas aqueles que têm fé em Seu Filho Jesus Cristo. Deus conhece de antemão, desde a eternidade, quais os indivíduos que crerão, e a estes Ele elege para a salvação.

  • ELEIÇÃO INCODIOCIONAL OU ELEIÇÃO CONDICIONAL

O terceiro ponto aborda a expiação de uma maneira limitada. Este ponto é o mais polêmico. A expiação limitada é a crença de que Deus morreu apenas pelos Seus eleitos. Já no sistema soteriologico arminiano que a expiação é ilimitada, ou seja, Deus providenciou a salvação para todas as pessoas por meio da morte sacrificial e substitutiva de Cristo, mas os benefícios dessa morte são recebidos pela graça mediante a fé e são eficazes apenas para aqueles que creem.

  • GRAÇA IRRESISTÍVEL OU GRAÇA RESISTÍVEL

O quarto ponto trata sobre a graça irresistível. A graça irresistível defende que quando Deus chama alguém para a salvação, esta pessoa inevitavelmente virá à salvação. Por outro lado, o arminismo entende que é graça resistível. A graça resistível é a compreensão que Deus dispensa Sua graça chamando, atraindo e convencendo, mas de tal forma que o homem pode rejeitar. Aqueles que ouvem o evangelho podem aceitá-lo pela graça ou rejeitá-lo para sua própria condenação.

  • PERSEVERANÇA DOS SANTOS OU SEGURANÇA EM CRISTO

O quinto ponto trata sobre a perseverança dos santos. A perseverança dos santos refere-se ao conceito de que a pessoa eleita por Deus perseverará na fé e nunca negará Cristo ou se desviará dele, enquanto o arminianismo defende a segurança em Cristo, entendendo que uma vez que a salvação vem pela fé em Cristo, o crente, enquanto permanece crente, não perecerá, apenas afastando-se de Cristo através de um ato decisivo de apostasia poderá perder a sua salvação. Deus nos preserva para a salvação desde que confiemos em Cristo.

Cada sistema busca conciliar as complexidades da teologia soteriológica, proporcionando interpretações distintas sobre a natureza humana, a eleição divina e a obra redentora de Cristo. A discussão sobre essas doutrinas reflete não apenas diferenças teológicas, mas também implicações filosóficas e práticas na vida cristã.

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